domingo, 18 de maio de 2014

Indignidade: Ainda desrespeitam nossa Umbanda

Em matéria apresentada no Jornal Nacional do dia 17/05/2014, veiculado pela Rede Globo, surpreendemo-nos pela total ignorância de uma magistrado federal.
O Juiz Eugênio Rosa de Araújo além de não se apoiar em amplos conhecimentos sobre religião ainda favorece a discriminação e o preconceito a Sagrada Corrente da Umbanda que em muitos casos se torna o último alento para aqueles que não conseguem se confortar e se equilibrar nos demais cultos religiosos.
Em certo ponto ele está correto, pois aqueles que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo são praticantes da RELIGIÃO CRISTÃ que se baseia nos princípios da Bíblia, em especial na crença de um Deus UNO, pai criador.
Se assim considerarmos, o Catolicismo, o Protestantismo, a Umbanda, o Espiritismo  dentre outros, não são religiões e sim segmentos doutrinários que se norteiam pelo Cristianismo, ai sim uma Religião.
Falta ao Meritísimo Juiz Federal do Rio de Janeiro, conhecer até mesmo o próprio sentido da palavra RELIGIÃO que segundo o Dicionário Aurélio trata-se de :

s.f. Culto rendido à divindade. / Fé; convicções religiosas, crença: a religião transforma o indivíduo. / Doutrina religiosa: religião cristã. / Tendência para crer em um ente supremo. / Acatamento às coisas santas. / Fig. Coisa a que se vota respeito: o trabalho era para ele uma religião.
Se ele desejar aprofundar um pouco mais deveria buscar a etimologia do termo RELIGIÃO:  um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais; é muitas vezes usada como sinônimo de  ou sistema de crença, mas a religião difere da crença privada na medida em que tem um aspecto público; a  maioria das religiões têm comportamentos organizados, incluindo hierarquias clericais, uma definição do que constitui a adesão ou filiação, congregações de leigos, reuniões regulares ou serviços para fins de veneração ou adoração de uma divindade ou para oração, com lugares (naturais ou arquitetônicos) e/ou escrituras sagradas para seus praticantes.
E para trazer ao Sr Eugênio mais esclarecimentos,apresentamos a origem do termo que provém do verbo RELIGARE em latim e significa religar, o que sob a óticia da filosofia religiosa, refere-se ao ato de voltar a ligar o homem a Deus, cujo maior exemplo de realização desta proposta foi Jesus Cristo, para os CRISTÃOS como nós.
Então vamos raciocinar um pouco, com base nas definições aqui apresentadas:
1)                 Culto rendido à divindade: Ao contrário do que muitos acreditam, a Umbanda é monoteísta e crê em um DEUS uno, criador do Universo, e chamado de OLORUM. Este ó primeiro postulado da Umbanda,
2)                 A Umbanda é uma religião Cristã, pois seu maior representante na Terra é Oxalá, que no sincretismo religioso corresponde a Jesus Cristo,
3)                 Cremos na imortalidade de alma e portanto ensinamos nossos praticantes a buscarem sua evolução espiritual através dos ensinamentos morais contido especialmente no Novo Testamento que narra os feitos do filho de Deus feito homem para nos salvar,
4)                 Não temos uma Biblia Umbandista, pois como religão cristã seguimos os ensinamentos da mesma Bíblia dos Católicos, dos Protestantes e demais cristãos,
5)                 Acatamos as coisas santas e ensinamos o respeito a Deus, aos Orixás, ao Planeta Terra e a todos os seres que o habitam,
6)                 Nosso sistema de crença é organizado, possui uma hierarquia sacerdotal cujos discípulos necessitam  se  preparar moral, intelectual e religiosamente para conduzir ou  mesmo pertencer a um Templo Sagrado de Umbanda,
7)                 Somos uma congregação com adeptos, praticantes ou não, com reuniões regulares para venerar e orar  a Deus e ajudar a humanidade a encontrar o caminho da felicidade.
Em suma, incentivamos a paz universal, a caridade e a fraternidade a todo irmão que adentra nossas instalções, sem distinção de credo, raça ou posição social, atitudes diferentes de um honorável Juiz que deveria ser um conciliador de ações que promovem o preconceito e a discriminação.
Esperamos com nossas humildes palavras e parco conhecimento diante um representante de nosso sistema jurídico, que possamos trazer alguns esclarecimentos a ele e a outros leigos,  pedindo respeito ao nosso culto de amor, para que todos nos ajudem a propagar a paz e não as trevas.
Convoco a todos que conhecem a verdadeira natureza dos nossa fé e que nos ajudem a divulgar a realidade de nossa Crença, cuja pretensão é simplestemente cumprir a maior presmissa cristã: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu  entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30-31)
Enviamos a Deus/Olorum nossas rogativas de paz, luz, amor e harmonia sempre!

Saravá

Mãe Andréa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.