terça-feira, 17 de janeiro de 2012

AH, EU RECOMENDO!


MACUMBAS E CANDOMBLÉS NA UMBANDA
W. W. da Matta e Silva


Esta é uma obra fora de catálogo, que atualmente é encontrada apenas em sebos, e é bastante recomendada para aqueles que desejam conhecer de perto as raízes históricas e populares da Umbanda e dos cultos afrobrasileiros, no Brasil. Como o próprio título sugere, Matta e Silva expõe em Macumbas e Candomblés na Umbanda a profusa diversidade existente na ritualística dos cultos umbandistas, e propõe ao leitor o estudo acurado da origem da Umbanda do Brasil, destacando o caráter multiforme de seu movimento e de sua vivência popular.

Outrossim, é um livro que se distingue das demais obras de Mestre Yapacani, pois não se presta a fomentar ângulos epistemológicos da Umbanda Esotérica, mas, sim, fornecer uma análise historiográfica das origens e aculturação do elemento africano no Brasil, bem como da influência dos ritos ameríndios no estabelecimento de cultos modernos. Essas duas raças, indubitavelmente, seriam focalizadas por um possante amálgama cultural, que veio a propiciar o nascimento da corrente umbandista tal como a conhecemos.

Longe de apresentar pechas de preconceito ou sectarismo, como alguns detratores de Matta e Silva argumentam, Macumbas e Candomblés na Umbanda tem o único objetivo de documentar, ou melhor, registrar sob um prisma cultural e folclórico, sem apartar o ângulo histórico-religioso, toda a pujança  da trajetória da Umbanda no Brasil, valendo lembrar, obviamente, que o conteúdo dessa obra se baseia na experimentação e mundividência de seu autor, no chamado meio umbandista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.