quarta-feira, 16 de abril de 2014

PAIXÃO DE CRISTO


     Lendo o livro “Umbanda - Sua Eterna Doutrina(1)”, deparamos na página 110, a transcrição de uma carta de Publius Lucius, procônsul da Galiléia e amigo particular de Pilatos, dirigiu a Tibério, imperador Romano, se referindo a Jesus. Em resumo:
“Surgiu há pouco tempo na Judéia um jovem de grande poder, chamado Jesus, cognominado pelo povo de “Grande Profeta” e tratado pelos seus discípulos como Filho de Deus.
Dele contam grandes prodígios: curas as enfermidades, dá saúde aos moribundos e Jerusalém anda assombrada com sua doutrina extraordinária. É homem alto e de aparência majestosa; sua expressão fisionômica é severa e doce ao mesmo tempo, inspirando amor e respeito a quem o vê.
Seus cabelos da cor de vinho lhe descem pelos ombros, repartidos ao meio, como usam os nazarenos. Sua fronte é lisa e altiva; a cútis, é límpida e rosada; a barba, da cor dos cabelos, é abundante, tem olhos azuis, brilhantes e meigos;  mãos finas e longas, braços encantadores.
É grave, compassado e sóbrio quando fala. É temido quando repreende ou condena e quanto exorta ou instrui sua palavra é doce e afável. Nunca o viram rir, mas muitos o viram chorar. Anda descalço e com a cabeça descoberta.
 Quem o vê a distância deprecia-o, mas na sua presença, não há quem não se curve com respeito.
Os que dele se acercam, afirmam terem recebido dele grandes benefícios; alguns há que o acusam de ser um perigo para vossa majestade, porque proclama publicamente que reis e escravos são todos iguais perante as leis que regem o universo”.
Como se pode ver, esta descrição é linda, majestosa e comovente e relendo-a várias vezes, tentei formar em minha mente a sua figura, a sua estampa, imaginando como era belo homem. Só podia mesmo ser Filho de Deus.
Diz na carta que “nunca o viram sorrir, mas muitos o viram chorar.”. Realmente, nos quadros em que vemos a Sua imagem, nunca está sorrindo. Mas, nunca seu semblante é carregado, fechado. É sempre lindo, suave e meigo.
Acredito que ninguém no mundo poderá retratá -LO como na verdade ele deve ter sido.
Artistas aventuram transmitir para a tela a imagem de um homem belo mas, sem que consigam dar o brilho necessário para que sintamos como na descrição o nosso Jesus amado.
Busquemos, então, nos firmarmos nesta imagem que nos leva a acreditar sempre que Jesus é e será sempre o Filho de Deus feito homem e que veio ao mundo terreno para nos salvar, sacrificando sua própria vida nas mãos daqueles que temiam a sua força, o seu poder, sem querer jamais ser um rei ou majestade qualquer perante o povo. Quiz, isto sim, servir ao Pai e aos injustiçados. Por isto os convido a fazermos por merecer este sacrifício, amando-O, respeitando-O e servindo-O com fé imorredoura, convictos de que assim, Jesus se fará presente em nossas vidas.
Na Semana Santa, cultivemos esta bela imagem de Jesus que, com certeza, fixará em nossa mente o amor que somente Ele nos concede.
Jesus seja sempre louvado

Mãe Tina
Publicado em fevereiro/1999
Informativo Buscando Luz
(1) W.W.da Matta e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.