terça-feira, 24 de abril de 2012


Com grande alegria celebramos ontém o 31º aniversário da Tenda de Umbanda Esotérica Divina Luz. Em gratidão direta à suprema manifestação do amor de Deus em nossas vidas, mormente através da vontade e da ação dos Entes Espirituais que nos orientam, realizamos em nossa sede uma singela cerimônia, para exortar a renovação de nosso compromisso perante os sólidos fundamentos cristãos e umbandistas, que sempre foram incentivados e propagados pela fundadora da TUEDLUZ - Argentina Oliveira Salgado (Yanacosã), a quem carinhosamente chamávamos de Mãe Tina.
Mãe Tina aplicou muito suor, lágrimas e alegrias na estruturação física da TUEDLUZ. Por conta de seu empreendedorismo, hoje nos servimos de um Santuário acolhedor, e em suas dependências podemos redescobrir a autenticidade do Evangelho do Cristo, seja pelos sábios conselhos de um negro escravo, pelas austeras orientações de um índio guerreiro, pelos alegres ensinamentos de Mestres mirins, ou, ainda, pelos possantes aforismos dos Guardiões da Lei Karmânica.
Relembro aqui a nobreza do caráter de nossa fundadora, para ressaltar como foi marcante a sua audácia em criar e desenvolver um projeto religioso despretencioso de cargos, ostentações, luxo, riqueza. Desprovido de títulos hierárquicos, distanciado de agrupamentos que se perderam na autenticidade da nossa religião, e se disvirtuaram dos deveres do médium umbandista. Desde sempre, a TUEDLUZ teve sua trajetória orientada para servir, tão somente, como um Templo de Amor, devoção, caridade e fraternidade. Sob este foco, sua idealizadora se manteve firme na condução do Templo, por vinte e cinco anos, na incessante tarefa de acolher os corações aflitos que se apresentavam em nossas sessões públicas. Para tanto, sempre contamos com a misericordiosa intervenção dos nossos Mentores Espirituais, excelsos transmissores da Palavra Redviva do Cristo.
Sete anos se passaram desde a partida de Mãe Tina para a vida espiritual plena. Há sete anos recebemos, sob lágrimas de saudade e nostalgia, a tarefa de dar continuidade ao ideal doutrinário e fraterno de nossa precursora. Sublimado o nosso enlutamento, a celebração desses 31 anos vem marcar o desfecho de um ciclo que nos conduziu ao amadurecimento e aprimoramento necessários, e que agora nos prepara para uma nova etapa de trabalhos, conciliados ao nosso autoconhecimento.
Há motivo de sobra para comemorar, mas ainda há muito por fazer. Há muito o que burilar em nós mesmos, despindo-nos da vaidade, da mediocridade, da ignorância proposital, da estagnação e do desmazê-lo perante a nossa evolução espiritual, bem como de nossa atitude em relação à transformação do planeta que habitamos. A sociedade deve redescobrir a autenticidade original da Umbanda, e é NOSSA obrigação sustentar seus pilares, calcados na mensagem cristã de salvação, verdade, esperança e alegria. Chegou o tempo de falar corajosamente da vida sacerdotal, como valor inestimável, como forma esplêndida de vida, manifesta na abnegação na e dedicação ao Aumbhandham. Outrossim, é imperioso propugnarmos quão fundamental é a presença do Verbo Solar em nossas existências, e a necessidade de compartilha-la indistintamente, ao nosso redor, para o bem-estar da coletividade humana.
Rogo aos portentosos Emissários da Umbanda para que nos fortaleçam e nos indiquem sempre o caminho de retidão, no exercício de cada tarefa que nos for sugerida ou encaminhada. Agradeço à Divina Providência pelos tantos reencontros que estamos protagonizando, com Irmãos de Fé que há muito pensávamos não estarem fisicamente tão próximos de nós. Com o alento e carinho que estes amigos nos brindam, certamente caminharemos cada vez mais unidos, rumo ao refinamento das tarefas que nos foram propostas.
Obrigada pela presença e pela atenção de todos os meus irmãos em Cristo. Que neste ano solar, aos trinta e um anos da Tenda de Umbanda Esotérica Divina Luz, tenhamos cada vez mais momentos de alegria e convivência harmoniosa, acatando a Lei de nosso Pai Excelso.
Que os Orixás nos abençoem, hoje e sempre.

Andréa Oliveira Salgado
Presidente da TUEDLUZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.