sábado, 28 de abril de 2012


ORAÇÃO A OGUM*
Ogum, meu Pai – vencedor de demanda, poderoso guardião da Lei de Deus!
A ti elevamos nossos pensamentos, para te saudar e homenagear, de corpo e espírito.
Mensageiro de Oxalá, vós que sois nosso aliado no combate às inferioridades que temos; ajuda-nos a derrotar nosso egoísmo, nossa vaidade e nossa prepotência.
Sede o domador dos sentimentos espúrios que ainda guardamos em nossos corações, depurando com vossa lança a nossa consciente ou inconsciente fraqueza de caráter.
Ogum! Irmão, amigo e companheiro! Continue em vossa Ronda, na perseguição aos defeitos que nos assaltam a cada instante.
Ogum! Glorioso Orixá! Reine com Vossa falange de milhões de guerreiros, e mostrai, por piedade, o bom caminho para nosso coração, consciência e espírito.
Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser, expulsai-os da cidadela inferior de nossas mentes.
Ogum! Senhor da noite e do dia! Livrai-nos da tentação e inspira-nos a caminhar na retidão que há de nos conduzir ao Pai Maior.
Dai-nos coragem e esperança, fortalecei nossa fé e auxiliai-nos em nossas necessidades, dentro do nosso merecimento. 
Intrépido Orixá! Envia-nos tua proteção, abrindo nossos caminhos, aplainando as nossas estradas, afastando obstáculos e dando-nos coragem e força.
Sede pois, Senhor Ogum, o General de nossas vidas,  hoje e sempre.
Que assim seja.

* = oração composta por Andréa Oliveira Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.