quinta-feira, 9 de junho de 2011

AH, EU RECOMENDO!

UMBANDA BRASILEIRA, UM SÉCULO DE HISTÓRIA
(Diamantino Fernandes Trindade)

Inauguramos esta seção com uma ótima dica de leitura para o público que se interessa pelo estudo sério (e saboroso!) de nossa religião. Esta obra foi lançada há cerca de três anos – quando a Umbanda havia completado seu centenário – pelo professor, educador  e historiador Diamantino Fernandes Trindade, que também é um renomado sacerdote umbandista (Mestre Hanamatan). Como costuma acontecer a toda produção literária relacionada aos Orixás, uma tímida publicidade foi feita em torno dessa fabulosa obra, fora dos terreiros. Utilizamos este blog numa tentativa de reverter essa conjuntura, dada a qualidade tão exuberante desse trabalho. É um livro que precisa chegar ao maior número de leitores possíveis e existentes dentre aqueles que procuram conhecer as reais faces da Umbanda, esse movimento religioso genuinamente brasileiro!

Em Umbanda Brasileira – Um Século de História, é difícil não se emocionar com a criteriosa coleção de relatos, pessoas, entidades espirituais e documentos que Diamantino Trindade faz bailar aos nossos olhos. Sua escrita madura, deliciosamente mesclada entre o caráter informativo do fato histórico e a evidente paixão do historiador pela doutrina dos Orixás, nos permite apontar essa publicação como a melhor da década, em nosso segmento religioso! A linguagem é simples, categórica, e está versada de maneira a permitir a aproximação de leigos e fieis, sem mistérios ou sectarismos. Paradoxalmente, o autor nos mostra que escrever sobre Umbanda não é tarefa para leigos, repórteres ou curiosos. Para entendê-la, é preciso conhecer seus aspectos fenomênicos, magísticos, mediúnicos, ritualístiscos, doutrinários e filosóficos, nas suas causas.

Além da Umbanda, Diamantino também nos oferece uma oportuna elucidação sobre os demais cultos derivados da cultura afro-ameríndia, como os Candomblés, o Catimbó, a Cabula e as Macumbas. Aborda como o movimento umbandista se comportou perante questões étnicas, sociais e políticas, e discorre sobre a razão de ser das infrutíferas tentativas de codificação da Umbanda.

Diamantino Trindade também resgata o valor e a importância dos primeiros condutores do movimento umbandista, destacando a pessoa de Zélio Fernandino de Moraes, que, com sua fabulosa mediunidade, foi medianeiro do Advento do Caboclo das Sete Encruzilhadas – portentosa Entidade de Ogum que a partir de 15 de Novembro de 1908 lançou a pedra fundamental da Umbanda, constituindo o marco zero oficial de nossa religião.

Para quem já conhece as obras anteriores de Hanamatan, em Umbanda Brasileira – Um Século de História percebemos nitidamente a maturidade – acadêmica e sacerdotal – atingida pelo autor, desde a sua última aparição literária, em 1994 (com o livro Umbanda, um Ensaio de Ecletismo, que também recomendamos). É com muita satisfação que notamos e reverenciamos a caminhada desse sacerdote dos Orixás, que nos brinda com uma posição serena e compassada sobre a história e os rumos da nossa religião.  Certamente, esse livro não será superado em conteúdo por nenhum outro estudo historiográfico da Umbanda. A não ser que o próprio Diamantino nos brinde com uma façanha dessas...

Por fim, vale reprisar as palavras do Babal’awô Ronaldo Antônio Linhares, que prefacia (e profetiza) o livro indicado:

“Beba nessa fonte de conhecimento, pois tenho certeza de que ao término dessa leitura nossos irmãos não terão dúvidas sobre o que é ser umbandista.”

Boa leitura a todos!




Umbanda Brasileira - Um Século de História
Diamantino Fernandes Trindade
352 páginas, Editora Ícone
R$ 42 (sugerido)


Locais na Internet para aquisição do livro:

Editora Ícone (link direto)
Livraria Cultura (link direto)
Livraria Saraiva (link direto)

Blog de Diamantino Trindade: Mandala dos Orixás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.