segunda-feira, 13 de junho de 2011

BAÚ DA MÃE: A OBSESSÃO



Você, leitor amigo e irmão, sabe o que é obsessão?

“Chama-se obsessão à ação que um espírito mau exerce sobre um indivíduo e se apresenta com caracteres muito diferentes, que vão desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais”
(A Gênese – Allan Kardec – Cap. XIV – item 45)

Saiba agora os tipos de obsessão de que somos vítimas:

De desencarnado para encarnado:

Atuação de um espírito desencarnado sobre outro, encarnado. O Espírito nem sempre está consciente da influência negativa que está exercendo sobre o encarnado. Ele se aproxima de uma pessoa, com a qual se afina, e passa a prejudicá-lo. Entretanto, há Espíritos que o fazem intencionalmente.

De desencarnado para desencarnado:

Domínio total que um Espírito desencarnado exerce sobre o outro na mesma condição. Tal situação ocorre no Plano Espiritual Inferior. Como bem ilustra a obra "Nosso Lar", de André Luiz, em boa parte dos casos ocorre a atuação de bandos maléficos, organizados para dominar espíritos que desencarnam envolvidos em revoltas terrenas.

De Encarnado para desencarnado:

Fixação mental de um Espírito encarnado em relação a outro desencarnado, muitas vezes pela não aceitação do desencarne desse último, pela inconformação, revolta ou desespero pela perda do ente. Pode se transformar numa obsessão dolorosa, desequilibrando aquele que se encontra no Mundo Extrafísico.

De encarnado para encarnado:

Domínio mental que um Espírito encarnado exerce sobre outro encarnado, decorrente de sentimentos enfermiços ou necessidades neuróticas que criam laços de dependência. Este domínio também é rotulado como ciúme, paixão, ambição, inveja, despeito; e é exercido, às vezes, de maneira tão sutil que o dominado se julga extremamente amado. Em se tratando de ciúme e paixão, o Encarnado se torna agressivo, podendo, inclusive, ocorrer ações criminosas. Quanto à inveja e à ambição, o encarnado pode passar pela agressão, ou também pode, através de sua mente doentia, criar situações que impliquem moralmente o outro, simplesmente para obter poder. A obsessão é um processo violento, e merece da Espiritualidade Superior uma atenção firme no sentido de se promover a desobsessão imediata, através do Evangelho/Doutrinação.

Além dos quatro processos obsessivos acima, podemos acrescentar mais dois:

Obsessão Múltipla – Dois ou mais Espíritos agrupam-se para exercer influência maléfica sobre outrem.

Obsessão Coletiva – Grupos de Espíritos são submetidos a complexas operações de indução magnética e hipnótica, pela ação de Entidades perturbadoras.

Todos os tipos de obsessão ocorrem tanto no plano material como no Plano Espiritual, e os fatores principais que provocam esse processo são:

 - Fraqueza das faculdades mentais;
 - Falta de cultura intelectual, moral e cristã;
 - Invigilância;
 - Falta de fé em Deus.

Portanto, meus irmãos, está em nossas mãos a defesa para que não sejamos vítimas de obsessores de quaisquer das modalidades apresentadas, buscando no “ORAI E VIGIAI”, na sustentação de nossa fé e de nossas preces, o escudo que nos permitirá evitar ou impedir a influência de obsessores.

Jesus esteja entre nós, hoje e sempre.


Mãe Tina
(artigo originalmente publicado no Periódico Buscando Luz Nº 20 – edição de agosto de 1998).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.