sexta-feira, 24 de junho de 2011

AH, EU RECOMENDO!


CD "TERREIRO DA ARUANDA" 
SÉRIE ORIGENS / ESCOLA DE SÍNTESE (AYOM RECORDS)


A recomendação de hoje está relacionada ao universo musical. Ou melhor: ao NOSSO universo musical! A Ayom Records – gravadora que detém o maior acervo do mundo em matéria de música sacra afrobrasileira, administrada por William do Carmo Oliveira (Mestre Obashanan) – lançou uma série de CDs intitulada “Escola de Síntese – Origens”, com uma requintada seleção de cânticos da Umbanda Esotérica. A série pretende eternizar canções ritualísticas celebrizadas na voz de dois distintos Mestres da Raiz de Guiné: W.W. da Matta e Silva (Yapacani) e Francisco Rivas Neto (Arapiaga).

A Umbanda Esotérica trata a questão da música com especial valor, porquanto uma das maneiras de vetorizar o nosso encontro com o Sagrado reside justamente na relação entre a fala, a respiração e a melodia. Não é a toa que postulamos em nossa Escola Iniciática as mesmas regras que regem a execução dos mantras – os poderosos cânticos propagados no Budismo. Através da pronunciação de versos aparentemente inocentes, ou mesmo carentes de concordância verbal, os pontos cantados na Umbanda Esotérica são formados por uma série de sílabas místicas que buscam o controle sobre determinadas formas de energia, bem como a sedimentação de egrégoras que viabilizam a execução segura de nossos rituais.

Tal como os mantras, os pontos cantados são instrumentos da representação e concentração mentais. São poderosas preces cantadas. O som exerce um poderoso efeito sobre nosso corpo e nossa mente. Pode acalmar e dar prazer, ou mesmo  ter influência desarmoniosa, gerando uma sensação de irritação. O ponto cantado é como uma porta que se abre para a profundidade da experiência. Tranqüiliza a mente e os sentidos, relaxa o corpo e nos liga a uma energia natural e curativa.

Enfim, recomendamos a aquisição do CD “Terreiro da Aruanda”, volume 1 da Série Origens, lançado pela Ayom Records. Este primeiro volume, especificamente, reúne dezoito cânticos entoados na linha dos Pretos-Velhos. O encarte do CD é de um acabamento refinado, e nos remete aos tempos de Pai da Matta, na singeleza de sua choupana em Itacuruçá/RJ. 

Trata-se de material indispensável para os prosélitos da Umbanda Esotérica, e uma ótima opção de aculturamento para os simpatizantes de nosso culto. Na oportunidade, estendemos nosso fraterno Saravá e agradecimento a Mestre Obashanan, pela iniciativa tão primorosa em promover a arte de nossos Gongás!

Para adquirir este CD, entre em contato com o departamento comercial da Ayom Records, através do e-mail: ayom77@gmail.com

Visite também o site da Ayom Records:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.