segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BAÚ DA MÃE: A LEI DE CAUSA E EFEITO


Dentro da nossa concepção doutrinária, os males e aflições da vida são muitas vezes expiações do passado. Sofremos na vida presente as conseqüências das faltas que cometemos em existências anteriores (que denominamos karma passivo), e tais resgates persistem em nossa jornada reencarnatória até que tenhamos saldado a dívida de nossas imperfeições, pois que as existências são solidárias umas com as outras.

Essa regra também é conhecida como Lei de Ação e Reação, e ela age na proporção exata do bem ou do mal que tenhamos feito anteriormente. A própria Física nos ensina que para cada ação, há uma reação. Muitos escritores espiritualistas expressam o termo “Lei do Retorno”, que sintetiza outra máxima bem similar: “cada um recebe de volta aquilo que tem dado”.

Diversos são os ordenamentos que regem a nossa vida. Leis naturais, biológicas, sociais, entre tantas outras. É curioso observar que a Lei de Causa e Efeito permeia todas elas. Exemplos disso? Vejamos então:

* Se degradarmos o meio ambiente freneticamente, rompendo o equilíbrio de nosso ecossistema, a Lei de Causa Efeito se fará presente em catástrofes naturais (inundações, deslizamentos de terra, furacões, etc.), que cobrarão a restituição do erro que cometemos perante a Mãe Natureza;

* Se violarmos a saúde de nosso próprio corpo físico, através dos tantos vícios que deterioram nosso equilíbrio biológico, sentiremos a força da Lei de Causa e Efeito na contração de moléstias várias, como o Câncer, a AIDS, a Sífilis, dentre outras mórbidas patologias advindas de nossos comportamentos desregrados;

* Se infringimos uma regra social, a Lei de Causa e Efeito se fará presente por medidas coercitivas levadas à cabo pelo nosso Estado de Direito, através dos diplomas legais que disciplinam nossas obrigações enquanto cidadãos.

Está vendo? A Lei de Causa e Efeito é soberana não somente em vaticínios espiritualistas, mas em qualquer esfera da manifestação humana. Para conviver harmoniosamente com ela, devemos aplicar a Lei do Amor, exemplificada por Jesus, que nos ensinou a amar para que sejamos amados. Esta Lei é a força capaz de modificar a estrutura de nossas vidas e penetrar no nosso “eu” para a nossa felicidade.

Quando aplicamos o Evangelho Cristão em nosso âmago, a Lei de Causa e Efeito se instrumentaliza em Lei da Evolução, isto é, de progresso, de compreensão do resgate das faltas cometidas, como forma de sublimação definitiva de nossa consciência. Não podemos nos esquecer que a Lei de Causa e Efeito compõe a estrutura íntima de uma Lei Divinal, plenamente estabelecida no Amor e na Misericórdia. Deus não deseja a punição do infrator, mas sim, deseja o seu reajuste à ordem, ao dever, para a sua própria felicidade. Essa Lei de reajuste rege o Universo desde a Noite dos Tempos, e jamais foi maculada por uma lógica calcada em atos de “vingança divina” – como alguns irmãos equivocadamente gostam de interpretar, com supedâneo em trechos bíblicos.

Que saibamos compreender e respeitar a Lei de Causa Efeito, para merecermos, então, todas as bênçãos celestiais, caminhando a passos largos para a Glória dos Céus.

Jesus nos abençoe hoje e sempre.

Mãe Tina
(artigo originalmente publicado no Periódico Buscando Luz Nº 30 – edição de julho de 1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Avisamos que qualquer comentário de conteúdo ofensivo aos nossos princípios éticos e religiosos não será publicado, bem como manifestações de correntes religiosas adversas à Umbanda.